31 OUT 2022
 I Feira de Ciências é realizada na Escola João Assunção Lopes ´´DÃO´´
Nesta quinta-feira, 27 de outubro, a EMEF João Assunção Lopes “Dão” realizou a I Feira de Ciências que esteve aberta para visitação do público em geral. Com grande empenho e dedicação de alunos, professores, monitores e funcionários, a feira trouxe a oportunidade de uma vivência prática de pesquisas e experiências, objetivando o compartilhamento das aprendizagens desenvolvidas ao longo dos últimos meses.
O Governo Municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, apoiou, colaborou e investiu de forma significativa para a realização do evento.
O evento contou com a presença do Prefeito Rodrigo, da Primeira Dama Marian e da Vice-Prefeita Rosana.
Atividades apresentadas:
1ºA e 1ºB
Tema: A Arte no descARTE.
Utilizando materiais não estruturados e objetos que seriam descartados, tais como garrafas pet e pneus, a exposição contou com horta suspensa, horta em garrafa pet, ambientação de plantas (hortaliças, flores, ervas medicinais) em pequenos espaços.
Com isto, os alunos desenvolveram noções de proteção e cuidados com o meio ambiente, compreenderam o ciclo de desenvolvimento das plantas e os cuidados necessários desde o plantio até o consumo dos alimentos orgânicos.
1ºC e 1ºD
Tema: Objetos e Materiais.
Exposição de objetos antigos para que os visitantes percebam a evolução dos mesmos em diferentes ambientes e épocas e sua relação com a sociedade e a tecnologia.
Com este tema os alunos compreenderam de que são feitos os objetos utilizados no dia-a-dia, suas transformações ao longo do tempo e qual a forma correta de descarte quando inutilizados.
2º Ano
Tema: Astronomia: Divertida Viagem Sideral.
Sala ambientada para demonstração do Sistema Solar.
Com esse tema, os alunos puderam iniciar os conceitos a respeito do Universo através da ciência, percebendo características do céu no período da noite e do dia. Estabelecer relações entre planetas, estrelas, satélites e cometas. Reconhecer os nomes e quantidades de planetas do Sistema Solar.
3º Ano
Tema: Água, nosso recurso finito.
Através deste tema, os alunos compreenderam a importância da água para a vida no planeta e conscientizaram os visitantes sobre a responsabilidade que temos na preservação desse recurso, bem como o uso da água sem desperdício, incentivando hábitos saudáveis de consumo.
As atividades incluíram experiência sobre a quantidade de água disponível no planeta e entrega de panfletos de conscientização.
4º Ano
Tema: Matéria e Energia.
Os visitantes puderam acompanhar os processos de mistura de substâncias, podendo diferenciar substâncias simples e compostas, bem como compreender conceitos de mistura homogênea e heterogênea, o que são substâncias, distinguir como ocorre a separação de misturas. Os alunos aprenderam de forma prática as relações entre matéria e energia. Atividades: experiências.
5º Ano
Tema: Território e Universo
Os visitantes puderam acompanhar as demonstrações do sistema solar e identificação dos planetas através de maquetes de rotação (que define dia e noite) e translação (define as estações do ano), informações relacionadas a construção dos conceitos referente ao Universo, planetas, estrelas, Teoria do big-bang.
Com isto, os alunos aprenderam conceitos relacionados ao tema, característica dos planetas, satélites, estrelas, distância da Terra em relação ao Sol; e ainda, as modificações climáticas nas várias épocas do ano.
Atividades: maquetes.
O trabalho de Arte foi direcionado com o "Quarto de Van Gogh" durante as aulas, com reprodução do conteúdo abordado.
Em resumo a I Feira de Ciências foi um sucesso com o empenho e dedicação de todos os envolvidos, principalmente dos alunos que foram os protagonistas do evento.