01 ABR 2024
Março Lilás
O Governo Municipal de Queiroz juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma ação em comemoração ao Março Lilás no final da tarde desta quarta-feira, (20/03).
Março é um mês importante não só pelo Dia Internacional da Mulher e tudo que a data representa, mas também por ser o mês de alerta para a prevenção do câncer de colo do útero.
Nesse período, instituições de saúde pública e privada promovem campanhas para conscientizar a população sobre os riscos de desenvolvimento da doença, os seus sintomas e como se prevenir.
A campanha, consequentemente, alerta também sobre a importância de se proteger contra as ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), uma vez que o vírus HPV é uma das principais causas do câncer do colo do útero.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer do colo do útero já é o terceiro tipo mais comum de câncer no Brasil.
A Unidade de Saúde do centro está de portas abertas com a equipe multidisciplinar para coleta de Papanicolau, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e C, orientação para o processo de laqueadura e vasectomia, avaliação nutricional, atendimento odontológico, massagem relaxante e alongamento.
A prevenção é sempre o melhor remédio, procure seu postinho e faça seus exames regularmente!