21 JUN 2023
Capacitação para os agentes comunitários
O Governo Municipal de Queiroz através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a CCD da Secretaria Estadual de Saúde promoveu uma capacitação para os agentes comunitários, agente de endemias e vigilância sanitária sobre a Leishmaniose Visceral. A Leishmaniose Visceral é uma doença grave, causada pelo protozoário Leishmania Chagasi, que é transmitido através da picada de um inseto chamado flebotomíneo (lutzomyia longipalpis), popularmente conhecido por mosquito palha e que pode atingir pessoas e animais, principalmente o cão. O mosquito palha se contamina picando um cão infectado e posteriormente uma pessoa. Não há transmissão direta entre pessoas e pessoas e cães.
▪️Como identificar casos suspeitos?
Para as pessoas: em caso de febre persistente, aumento de baço e fígado, é necessário buscar o serviço de saúde mais próximo de sua residência, principalmente se esteve em uma área onde a doença esteja ocorrendo.
Para os cães: em caso de emagrecimento progressivo, feridas e descamações de pele, queda anormal de pelos, aparecimento de ínguas, crescimento anormal de unhas, inchaço de pernas, sangramento de nariz ou de outras aberturas, entre outros sintomas, busque a Vigilância Municipal.
▪️Como prevenir?
Vigiar a população de cães, controlar a proliferação do inseto vetor e evitar que ele pique as pessoas. Essas ações são tanto de proteção individual como de manejo do ambiente.
▪️Proteção individual:
Usar de mosquiteiro com malha fina;
Telar de portas e janelas com malha fina;
Usar repelentes;
Não se expor nos horários de atividade do vetor (crepúsculo e noite).
▪️Manejo ambiental para controle do vetor:
Limpar quintais, terrenos e praças públicas (recolhendo folhas e galhos);
Eliminar resíduos sólidos orgânicos e dar destino adequado a este lixo;
Evitar sombreamento excessivo do pátio e eliminar fontes de umidade.
▪️Medidas de controle da população canina:
Manejo de cães em situação de rua;
Estímulo da posse responsável de animais domésticos;
Canis telados com malha fina que evite acesso de insetos;
Coleiras impregnadas com deltametrina a 4% (como medida auxiliar de prevenção da doença nos cães).