25 AGO 2023
“Projeto comer, crescer e aprender”: Alunos da rede municipal de ensino visitam Horta Municipal
Como parte das ações do Projeto comer, crescer e aprender, os alunos da primeira e segunda etapa do período da manhã e da tarde, da escola Municipal José Vitalino Filho ‘’Zezito’’, realizaram na manhã e na tarde de quarta e quinta-feira, 23 e 24 de agosto, uma visita à Horta Municipal, acompanhados dos professores e monitores, onde puderam conhecer um pouco sobre a horta.
A intenção é que as crianças vivenciassem o desenvolvimento e os cuidados ideais de fazer uma horta, preparação do terreno, ações de recuperações pós-queimadas e a maneira correta na hora da colheita. O principal objetivo de trazer as crianças para conhecer a horta, é uma forma prática de aprendizagem para os alunos. Por meio das técnicas apresentadas permite as nossas crianças produzirem e consumirem alimentos saudáveis, incentivando o cultivo de alimentos orgânicos.

A nutricionista do município Letícia Leite, salienta a importância de uma educação alimentar. “Geralmente as crianças têm uma certa dificuldade de aceitar alguns tipos de legumes e hortaliças, mas quando elas tem o contato direto desde o plantio até a colheita desperta nelas o interesse de experimentar, além de levaram para suas casas esse aprendizado”, destaca.

Segundo o chefe do executivo, Walter Rodrigo da Silva, esse momento incentiva nossas crianças o interesse de entender que a preocupação não é apenas com o plantio, mas que tem todo um trabalho de cuidado, entre escolher o local mais adequado para desenvolver a horta, que cada espécie tem a sua peculiaridade, e que existem vários fatores que interferem no que plantar e qual forma cuidar’’.