11 OUT 2023
Programa Saúde com Agente
Aconteceu na tarde de ontem, 09 de outubro, a formatura dos Agentes Comunitários de Saúde em parceria com o programa Saúde com Agente.
O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - SGTES, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - Conasems, é o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato hibrido (metodologia na qual estudantes vivenciam o processo de aprendizagem por meio das modalidades presencial e a distância, de forma integrada) do país.
Foi criado em atenção as leis que ampliaram as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, objetivando oferecer qualificação técnica para 200 mil agentes de saúde em todo o Brasil. A formação é no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses.
A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros Também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.
Sabendo de tudo isso, a Secretária de Saúde de Queiroz não mediu esforços para que o programa fosse implantando para capacitar ainda mais nossos agentes comunitários de saúde, que são peças chave para um bom andamento de todo trabalho nas nossas unidades de saúde. Eles que são a ponte entre unidade e paciente, enxergando além do que qualquer outro funcionário enxerga. Que seja enriquecedor todo o conhecimento adquirido ao longo desses meses, para eles e para toda a população.