Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo

Ir para conteúdo

Prefeitura de Queiroz
Acompanhe-nos:
Facebook
PREVISÃO DO TEMPO
Cidade de Queiroz / SP
tempo
   28/05/2020
    IUV = 6.0
10°C MIN 25°C MAX
tempo
   29/05/2020
    IUV = 6.0
12°C MIN 27°C MAX
tempo
   30/05/2020
    IUV = 6.0
14°C MIN 28°C MAX
tempo
   31/05/2020
    IUV = 6.0
16°C MIN 29°C MAX
tempo
   01/06/2020
    IUV = 6.0
18°C MIN 25°C MAX
tempo
   02/06/2020
    IUV = 6.0
18°C MIN 25°C MAX
ENQUETE
Sua opinião é importante
para nós. Participe!
Qual a área de melhor atuação da prefeitura Municipal de Queiroz?
Saúde.
Educação.
Assistência Social.
Obras.
Galeria de Fotos

A importância da leitura na educação infantil é muito grande, pois ela tem a capacidade de formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica. Por isso, desenvolver o hábito da leitura desde a infância é fundamental, e a influência de pais e educadores nesse estágio é imprescindível.
A leitura deve ser introduzida de forma natural no dia a dia das crianças, não deve ser algo imposto.
Durante o desenvolvimento infantil, além da idade, existem outros fatores que influenciam no estágio de leitura em que a criança se encontra: seu amadurecimento psíquico, afetivo e intelectual e seu conhecimento sobre os mecanismos de leitura. Tudo isso dirá se a criança se encaixa nas fases de pré-leitor, leitor iniciante, leitor em processo, leitor fluente ou leitor crítico.
A faixa etária ainda é o principal filtro para selecionar os livros mais adequados para as crianças, mas cada uma se desenvolve de uma maneira. Adaptações de conteúdo podem ser feitas para que cada criança possa ler o que for mais apropriado para sua idade e seu nível de leitura.
De dez meses a dois anos: o ideal é que as histórias sejam rápidas e curtas, com gravuras simples e atrativas. Há livros feitos de pano, plástico e que vêm com fantoches, que são ideais para despertar a curiosidade dos mais novos.
De dois a três anos: os livros infantis devem conter histórias rápidas, com texto simples e poucos personagens. Além disso, é importante que o enredo possa ser contextualizado com a rotina da criança. Poderão ser oferecidos livros com fantoches, livros musicais e livros de histórias, que contribuem para aumentar o repertório de palavras conhecidas pela criança e ajudam a formar algumas noções básicas.
De três a seis anos: os livros devem conter histórias que proponham vivências que se consolidam nos ambientes familiar e escolar e devem apresentar várias imagens. Livros de dobradura e o uso de fantasias pelo contador da história são indicados para envolver ainda mais as crianças com a história contada.
Com esse olhar de Educadora a Prefeita Ana Virtudes, realizou a aquisição de livros literários para a Educação Infantil e Fundamental no início de janeiro de 2020 e os mesmo já estão nas mãos dos educadores da rede  da municipal, onde os mesmos já estão preparando suas aulas e fazendo o manuseio com os alunos. Lembrando que a importância da leitura na educação infantil é imprescindível para a formação de bons leitores e de cidadãos mais conscientes e críticos, por isso, o incentivo dos pais e da escola é fundamental.

 

 
Prefeitura Newsletter
Endereço Avenida Rangel Pestana, nº 23, Centro
CEP: 17590-000
Telefone Telefone para contato:
(14) 3458-1137
Localização E-mail:
contato@queiroz.sp.gov.br
Atendimento de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
© Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados.
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia